Querela-Eu (2008/2009)
Livre adaptação baseada no romance "Querelle de Brest", do escritor francês Jean Genet que publicou a obra, anonimamente, pela primeira vez em 1947, com uma curta tiragem de pouco mais de quatrocentos exemplares. A história contada no romance se passa na cidade portuária de Brest, tendo como protagonista George Querelle, personagem que age no submundo do porto, manipulando e matando seus amantes, seja por lucro ou por prazer.
A abordagem proposta em nossa montagem teatral trata do quanto o sujeito é adaptável a diversificados círculos sociais, no uso de sua individualidade intensamente coesa por estados ora ternos, marginais, criminosos, apaixonados, ora voluptuosos e fraternos, na operação de riscos tomados em prol de seu estar partícipe do mundo e, em sendo partícipe, ser o mundo mesmo.
Esta primeira montagem teatral produzida pelo GITA teve estreia em Setembro de 2008, no Espaço da Cia de Dança Marina Benarrós [1] /. Realizamos curta temporada de apresentações no ano de 2008 e 2009 no antigo Teatro Cuíra [2]. Participamos ainda do "Festival Territórios de Teatro" [3] realizado na cidade de Belém no ano de 2009.
[1] Escola de dança localizada na Av Almirante Tamandaré, 709, bairro da Campina próximo ao centro comercial de Belém.
[2] Sede do Grupo Cuíra de Teatro, este teatro funcionou na rua Riachuelo esquina com travessa 1º de Março, de 2006 a 2015 ocasião em que fechou as portas por falta de políticas públicas. Atualmente o Teatro funciona na rua Dr. Malcher, 287, bairro da Cidade Velha, num casarão antigo que também é a residência de alguns membros do grupo.
[3] Festival criado e coordenado por
Ester Sá e Nando Lima, dois artistas renomados na cidade. A montagem do GITA
participou da segunda edição.
Registros Fotográficos da montagem
Registros dos Bastidores
Entrevista apos participação no Festival Territórios de Teatro
Cartaz da Montagem teatral "Querela-Eu".
Ficha Técnica da montagem
Elenco:
Cesário Augusto, Denis Bezerra e Juliana Tourinho.
Adaptação Dramatúrgica:
Denis Bezerra
Consultoria de Visualidade
Aníbal Pacha
Iluminação
Sônia Lopes
Produção
Rose Tuñas
Direção:
Edson Fernando