A[gita]ndo a cidade: Registro dos Processos Criativos 

Da gênese aos dias atuais[1]

Nunca desejamos ser grandes. Os que ocasionalmente assim nos consideram apenas conhecem ou reconhecem o tamanho do esforço envolvido em nossa rotina de trabalho. Exclamam: "- No GITA, grande é a disciplina, gito o desejo de fama, gitinho o perscrutar pela virtuose e gitita a ambição estética".

Acrescentamos, a plenos pulmões: "- Carregamos nosso candeeiro, gitito, para o caminho da ética!".

Nos anos de nosso advento (2006 e 2007), num pedacinho do norte do Brasil, dizíamos celebrar nossa "missa" semanal aos sábados à tarde. Éramos poucos, reunidos numa sala de paredes pretas, todos atentos e vivenciando a jornada estabelecida a partir do simples ato de respirar. E assim, de modo tão simples e modesto, por iniciativa do intrépido Cesário Sã, nos atávamos ao legado do mestre Phillip B. Zarrilli.

Não tardou para que a chama do candeeiro de C. Sã, Denis Bezerra e Juliana Tourinho fosse acesa sob o meu olhar atento de diretor, a luz primorosa de Sônia Lopes, o instigante e cativo olhar de visualidade de Aníbal Pacha, os cuidados de produção de Rose Tuñas e os auspícios soturnos do Sr. Jean Genet (1910-1986). Nascia "Querela-Eu", em 2008. 

Depois a[gita]mos a cidade com as duas versões de "Zé", texto em versos metrificados de Fernando Marques para o "Woyzech", de Gearge Buchner. O próxima a[gita]ção nos levou até o berço do teatro ocidental, a Grécia. A tragédia escolhida foi "As Eumênides", do poeta trágico Ésquilo, retratada pela lente feminista de Geane Oliveira com estreia em 07 de março de 2016, um dia antes das comemorações pelo dia internacional da mulher. 

A ultima a[gita]ção sob minha direção teatral foi a montagem "Fenda", criada a partir das fissuras das muralhas apodrecidas da tragedia "Rei Lear", de Willian Shakespeare.

Os registros dessas a[gita]ções podem ser conferidos clicando nas abas laterais a "Montagens teatrais"    


* A montagem teatral "Afrânio: um solo em decomposição", criação de Cesário Augusto, é de fato a última a[gita]ção do grupo. Mas como ela foi criada simultaneamente a "Fenda" (2017), não pude acompanhar e nem dirigir esse instigante trabalho de C. Sã e, por esse motivo o deixei de fora do recorte dessa pesquisa de doutorado. 


[1] Introdução revista e modificada do texto produzido e publicado originalmente para a página virtual da Semana GITA 2017. Disponível em https://gita-2017.webnode.com/gita/